Uma das largadas das crianças, no bosque do BTC
Por JCNET
A Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) promoveu nesta quarta-feira (26), nos períodos manhã e da tarde, a segunda edição do Cross Country ABDA Atletismo. O evento foi realizado no bosque do Bauru Tênis Clube (BTC) e reuniu mais de 500 crianças entre 6 e 15 anos que treinam na ABDA e também associados do clube. Os pais puderam assistir ao festival e torcer pelos seus pequenos atletas.
O Cross Country é uma corrida em que os atletas competem em terreno aberto ou acidentado, em meio à natureza, enfrentando obstáculos naturais como curvas, descidas e subidas com diferentes inclinações. Essa prática desenvolve força, resistência, velocidade, coordenação motora e, principalmente, a capacidade aeróbica ao ar livre.
O percurso desafiador em meio às árvores do Bosque do BTC teve cerca de 400m para as categorias sub-8 e sub-10 e 800m para as categorias sub-12, sub-14 e sub-16.
Todas as crianças que cumpriram o percurso receberam medalhas de participação, hidratação, frutas e doces. Os atletas das categorias competitivas sub-12, sub-14 e sub-16 tiveram premiação especial no pódio do 1º ao 5º lugar.
O Cross Country ABDA Atletismo 2025 contou com o apoio do Bauru Tênis Clube, Unimed Bauru, Confiança Supermercados e Gráfica Palamin. A primeira edição do Cross Country ABDA Atletismo foi realizada, em fevereiro de 2024, no Horto Florestal de Bauru. O objetivo do evento é apresentar a modalidade para as crianças e proporcionar a experiência de conhecer lugares novos, além de ser para muitas o primeiro evento competitivo dentro do atletismo.
DESTAQUE
A ABDA tem um histórico de conquistas no Cross Country, desde 2014. As mais recentes foram 2 bronzes, em 2024, no Campeonato Paulista, com Igor Arconti ficou nos 6km masculino e Lohayne de Oliveira nos 2km feminino. Igor Arconti foi, em 2023, vice-campeão da prova de 6km na categoria sub-18, na Copa Brasil. Também em 2023, a atleta da ABDA Letícia Belo conquistou a medalha de prata para o Brasil no revezamento misto no Sul-Americano de Cross Country.
Em 2022, a equipe ABDA foi vice-campeã feminina nos 10km da Copa Brasil. No mesmo ano, atletas da ABDA contribuíram para título de campeão para o Brasil no Pan-Americano de Cross Country; conquistaram 2 ouros, 1 prata e 2 bronzes na Copa Brasil - Etapa Regional Sudeste; e 1 ouro e 2 bronzes na Copa Brasil- Etapa Nacional.
Em 2021, a equipe sub-18 masculina da ABDA foi campeã da Copa Brasil. Em 2020, atleta da ABDA ficou em 8º na Copa Pan-Americana e foi campeão da Copa Brasil. Em 2019, a ABDA teve uma atleta representando o Brasil no Mundial de Cross Country na Dinamarca, após conquistar a vaga o 4ª lugar no Campeonato Sul-Americano no Equador e ser campeã da Copa Brasil.
Em 2018, a ABDA também se destacou na Copa Brasil com um bronze individual e dois troféus por equipe. Em 2017, mesmo sem pódios, a ABDA teve bons resultados na Copa Brasil. Em 2016, a ABDA trouxe um bronze da competição.
Em 2015, com um 4ª lugar na Copa Brasil, atleta da ABDA obteve índice para integrar a Seleção Brasileira na Copa Pan-Americana. Em 2014, a atleta já havia ido para o Paraguai representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano.
© Copyright © 2021 Soluções em Desenvolvimento de Sites, Otimização de Sites e Loja Virtual: imira.com.br