Esporte

ABDA realiza festival de corrida com 500 crianças no BTC

Uma das largadas das crianças, no bosque do BTC

ABDA realiza festival de corrida com 500 crianças no BTC

Por JCNET

 

A Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) promoveu nesta quarta-feira (26), nos períodos manhã e da tarde, a segunda edição do Cross Country ABDA Atletismo. O evento foi realizado no bosque do Bauru Tênis Clube (BTC) e reuniu mais de 500 crianças entre 6 e 15 anos que treinam na ABDA e também associados do clube. Os pais puderam assistir ao festival e torcer pelos seus pequenos atletas.

O Cross Country é uma corrida em que os atletas competem em terreno aberto ou acidentado, em meio à natureza, enfrentando obstáculos naturais como curvas, descidas e subidas com diferentes inclinações. Essa prática desenvolve força, resistência, velocidade, coordenação motora e, principalmente, a capacidade aeróbica ao ar livre.

O percurso desafiador em meio às árvores do Bosque do BTC teve cerca de 400m para as categorias sub-8 e sub-10 e 800m para as categorias sub-12, sub-14 e sub-16.

Todas as crianças que cumpriram o percurso receberam medalhas de participação, hidratação, frutas e doces. Os atletas das categorias competitivas sub-12, sub-14 e sub-16 tiveram premiação especial no pódio do 1º ao 5º lugar.

O Cross Country ABDA Atletismo 2025 contou com o apoio do Bauru Tênis Clube, Unimed Bauru, Confiança Supermercados e Gráfica Palamin. A primeira edição do Cross Country ABDA Atletismo foi realizada, em fevereiro de 2024, no Horto Florestal de Bauru. O objetivo do evento é apresentar a modalidade para as crianças e proporcionar a experiência de conhecer lugares novos, além de ser para muitas o primeiro evento competitivo dentro do atletismo.


 

DESTAQUE

A ABDA tem um histórico de conquistas no Cross Country, desde 2014. As mais recentes foram 2 bronzes, em 2024, no Campeonato Paulista, com Igor Arconti ficou nos 6km masculino e Lohayne de Oliveira nos 2km feminino. Igor Arconti foi, em 2023,  vice-campeão da prova de 6km na categoria sub-18, na Copa Brasil. Também em 2023, a atleta da ABDA Letícia Belo conquistou a medalha de prata para o Brasil no revezamento misto no Sul-Americano de Cross Country.

Em 2022, a equipe ABDA foi vice-campeã feminina nos 10km da Copa Brasil. No mesmo ano, atletas da ABDA contribuíram para título de campeão para o Brasil no Pan-Americano de Cross Country; conquistaram 2 ouros, 1 prata e 2 bronzes na Copa Brasil - Etapa Regional Sudeste; e 1 ouro e 2 bronzes na Copa Brasil- Etapa Nacional.

Em 2021, a equipe sub-18 masculina da ABDA foi campeã da Copa Brasil. Em 2020, atleta da ABDA ficou em 8º na Copa Pan-Americana e foi campeão da Copa Brasil. Em 2019, a ABDA teve uma atleta representando o Brasil no Mundial de Cross Country na Dinamarca, após conquistar a vaga o 4ª lugar no Campeonato Sul-Americano no Equador e ser campeã da Copa Brasil. 

Em 2018, a ABDA também se destacou na Copa Brasil com um bronze individual e dois troféus por equipe. Em 2017, mesmo sem pódios, a ABDA teve bons resultados na Copa Brasil. Em 2016, a ABDA trouxe um bronze da competição.

Em 2015, com um 4ª lugar na Copa Brasil, atleta da ABDA obteve índice para integrar a Seleção Brasileira na Copa Pan-Americana. Em 2014, a atleta já havia ido para o Paraguai representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano.