Governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB) torna Pamonha em patrimônio cultural.
Por G1
A pamonha se tornou um patrimônio cultural imaterial de Goiás. Na justificativa do projeto de lei, o deputado estadual Coronel Adailton (PRTB) afirmou que receita tem origem indígena e hoje faz parte da memória coletiva goiana.
O governador Ronaldo Caiado (UB) sancionou a lei na terça-feira (20). Na justificativa da proposta, Coronel Adailton citou as “pamonhadas” que ocorrem no estado e o significado social delas como motivação para tornar o prato um patrimônio cultural goiano.
“O ato de comer, como já provaram os antropólogos, possui uma importante significação social. Reforça os laços em comum e auxilia a preservar a memória coletiva transmitida de pai para filho”, escreveu.
O parlamentar também explicou que a produção da pamonha promove a reunião de famílias e amigos, que se juntam para a colheita do milho e preparo da receita.
Segundo a Junta Comercial de Goiás (Juceg) existem mais de 11 mil pamonharias registradas no estado. Só em Goiânia, cerca de 3,1 mil lugares vendem a iguaria. Já em Aparecida de Goiânia, estão registrados 827 estabelecimentos do tipo e Anápolis aparece em seguida, com 796.
Uma das mais antigas de Goiânia, a pamonharia Frutos da Terra está em atividade desde 1984 e possui três unidades espalhadas pela capital, nos bairros Nova Suíça, Bueno e Alphaville Flamboyant. A gerente geral da rede, Simone Rodrigues, contou que a pamonharia surgiu após uma "roda de pamonha" entre família e amigos. Hoje as unidades produzem cerca de 35 mil pamonhas por mês.
Segundo Simone Rodrigues, a rede vende mais pamonhas nos meses frios, como maio e junho, e também no período chuvoso. "Nossa produção chega a dobrar", contou. "Por ser um produto manual e artesanal, nessas épocas é um desafio garantir pamonha a todos que desejam", completou.
A gerente explicou que os sabores preferidos do público são os mais tradicionais: de sal e doce. No entanto, pamonhas com recheios diversos também têm conquistado o público.
"A pamonha goiana, que leva creme de pequi, linguiça de frango, pimenta e queijo vem conquistando corações. Até mesmo a pamonha mais raiz, que chamamos de pamonha especial, de frango com guariroba e queijo, tem ganhado espaço", disse.
© Copyright © 2021 Soluções em Desenvolvimento de Sites, Otimização de Sites e Loja Virtual: imira.com.br